O WordPress é o sistema de CMS (Content Management System ou sistema de gerenciamento de conteúdo), mais usado e respeitado no mundo.
Existem muitas outras opções para gerenciar websites, mas nenhuma delas sequer chega perto do WordPress em popularidade.
Na prática, a popularidade do WordPress se dá por alguns motivos, ser Open Source (código aberto) é um dos mais importantes. De nada adiantaria ser um software de código aberto se não tivesse voluntários dispostos a participar na manutenção da plataforma. Felizmente, a comunidade do WordPress é bastante ativa.
A comunidade se divide em desenvolvedores e designers que se dedicam a criar templates para a plataforma e usuários que participam dos fóruns ativamente para tirar dúvidas de outros que passam por dificuldades técnicas. Além disso, a documentação de um sistema, principalmente Open Source, diz muito sobre ele, indica o quanto o software em questão é organizado e sério em sua proposta de valor. Por isso, o WordPress oferece a segurança necessária que qualquer organização precisa, mesmo para os projetos mais ambiciosos.
Por último, mas não menos importante, estão as opções de customização quase infinitas que o WordPress oferece. Não importa quais sejam as suas ideias e necessidades, provavelmente, elas poderão ser feitas no WordPress, com qualidade superior sem ficar devendo em nada a outras plataformas de gerenciamento. É possível criar desde um simples blog para passar o tempo, até um portal de notícias mundialmente famoso, ou uma operação de e-commerce completa.
Você pode mudar o layout, otimizar o SEO, automatizar publicações, estender funcionalidades, interagir com o público e realizar uma série de atividades importantes direto da interface administrativa, sem contar as opções avançadas para desenvolvedores.